Conheça o Tanuki World Fest

Toda vez que alguém franze a testa e pergunta: o que é Tanuki World Fest? (... )

Um turbilhão de palavras e frases tomam minha cabeça, que percebo até que minha língua não consegue acompanhar tanta informação. Mas, vamos respirar fundo e tentar pontuar o que se trata nosso evento.

Sim, Nosso!

E não falo somente como organizadora do evento em si, mas de todos, que vivem, curtem e esperam ansiosamente pelo evento. Standistas, praça de alimentação, salas temáticas, bandas, grupos de dança, convidados e todo tipo de pessoa que envolva o público Nerd, Geek, Otaku, de todas idades e classes sociais que buscam entretenimento, cultura e diversão, fazem parte do Tanuki World Fest.

Como surgiu?

O evento teve seu potencial de realização explorado, a partir de um encontro, o “Dia do Cosplay”, que aconteceu no dia 22/07/2012.

(Oficialmente o dia do Cosplay se comemora dia 21/07, porém, foi realizado no domingo, pois no sábado muitos trabalhavam, inclusive o Estúdio Tanuki, que tem aulas aos sábados).

A ideia de realizar o Dia do Cosplay em Criciúma, aconteceu por intermédio de convites de amigos do Rio Grande do Sul, uma semana antes da data oficial, mobilizando amigos e sócios do Estúdio Tanuki a se encontrarem, com seus cosplays, cards e videogames, para comemorar essa data.

Mas, algo inesperado e surpreendente aconteceu.

Pessoas de toda parte, outras cidades vieram participar e um simples encontro entre amigos, mobilizou cerca de 300 pessoas.

Assim, de maneira organizada e direcionada, surgiu o Tanuki World Fest, com a proposta de se firmar ainda mais em Criciúma e Região, buscando reunir Crianças, Jovens e Adultos, em um ambiente cultural, acolhedor, descontraído e que permita troca de experiências únicas.

Números do Tanuki World Fest

  • TWF 1 - Em torno de 500 Pessoas - Realizado no próprio estúdio
  • TWF 2 - Em torno de 700 Pessoas - Realizado no Colégio Hermann Spethmann
  • TWF 3 - Em torno de 2000 Pessoas - Realizado no Colégio CEDUP
  • TWF 4 - Em torno de 2500 Pessoas - Realizado no Colégio CEDUP
  • TWF 5 - Em torno de 3000 Pessoas - Realizado na Unesc 

Todos com lotação máxima!

O que diferencia o Tanuki World Fest de outros eventos?

Para frequentadores do evento, fica sempre a sensação de quero mais e é instantâneo a repercussão positiva e a cobrança constante de novas edições.

Mas qual o segredo do sucesso?

Acredito que pelo espírito de todos que estão envolvidos, que tratam cada edição, como um presente para o público, ofertando sempre os melhores momentos, produtos e serviços.

A ideia central é proporcionar a experiência adquirida em outros eventos similares e semelhantes que parte da organização já visitou, além de sempre ter controle de qualidade e pesquisa com público e participantes, questionando o que realmente o público quer e espera do evento, além da proximidade constante, em estar atendendo ao público em seus questionamentos e sugestões.

Tudo é feito com muito carinho, engajamento e sempre se colocando no lugar do público, se gostaria de estar recebendo a edição da maneira pela qual é projetada.

Outra forma que tem dado resultado positivo é realizar interação entre os próprios convidados, tornando sua estada no evento muito mais natural e receptiva, refletindo diretamente com a interação com o público, organizadores e outros convidados. Parcerias bacanas e sólidas surgem entre eles, pós evento, devido essa troca e contato direto antes do evento acontecer. Todos saem ganhando e o retorno desses convidados, muitas vezes parte deles próprio, porque oferece-se muito mais que um evento, um lazer ou um trabalho e sim uma troca de experiências, conhecer realidades, pessoas que agregam na formação cultural, social para todos que participam, inclusive as atrações principais.

Edição 2016 – O que esperar?

A interação de sempre, convidados especiais, e agora cada experiência adquirida nesses anos e edições anteriores, o foco é sempre inovar, buscando sempre surpreender o público!

O evento irá ocorrer na UNESC, em Criciúma - SC no dia 19 de Junho de 2016 em um domingo. A temática deste ano é Steam Punk. Por diversas edições era uma proposta a ser trabalhada, porém, devido há acontecimentos externos (como lançamentos de filmes e seriados da DC e Marvel por exemplo, influenciando no tema Multiverso HQ como tema ), estava sendo adiado a cada edição do TWF.

Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.

Então, pegue sua mochila, chame os amigos, prepare seu cosplay, por que muita diversão, cultura te esperam em 10 horas de Tanuki World Fest.

Artigo escrito por: Renata Bez Birolo Lopes

Comentários

Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro!

Poste o seu comentário!

Por favor, para postar o seu comentário faça log in aqui.